Instalando e configurando seu ambiente Composer PHP

O composer é uma ferramenta que dinamiza a manipulação do php, como assim? olha, sabe quando você precisa de uma ferramenta php externa como o PHPMAILER (envio de emails) e pra implementa-lá no seu código fonte é aquela maior confusão? E quando atualizam o php mailer? que você precisa dos novos mecanismos de envio de email em massa e pra atualizar o sistema você no seu código fonte você precisa de todo aquele retrabalho; pronto o composer veio pra lhe ajudar com isso.

Neste artigo irei te ensinar como utilizar o composer.

    1. Instalação

    1. Acesse o site do composer (http://getcomposer.org), faça o download do arquivo composer-setup.exe, que está na página de downloads, prossiga a instalação padrão.
    2. Clique no executável e prossiga a instalação;
    3. A única coisa que você precisará definir, é o local onde está instalado o PHP, no meu caso, o php que está instalado é o do XAMPP, e ele detecta automaticamente.
  1. Configuração do composer
    1. Crie uma pasta no seu computador para ser a pasta raiz do projeto, no meu caso, criei uma pasta chamada “projeto” (risos).
    2. Acesse o prompt de comandos do windows, clique no menu executar e escreva “cmd”, ou se você usa windows 10, escreva cmd no menu windows > procurar; No prompt, escreva cd C:\Users\ramon\Desktop\projeto (caminho de onde está a pasta do projeto); Clique enter;
      Agora digite: composer init (este comando irá determinar uma nova configuração para um pacote);
      Agora você receberá uma mensagem igual a esta:
      Você responderá ao prompt: (nome da empresa)/(nome do projeto), no meu caso:
      digitalware/ensinarcomposer
      Agora o prompt te perguntará sobre a descrição ou seja, qual descrição do projeto. no caso essa parte é opcional, clicando enter você pulará pro próximo passo;
      Está parte, como as outras é autoexplicativa, coloque o seu nome, ou o nome do autor do projeto seguindo o padrão (nome) sem parenteses, assim:
      Ramon
      Pronto, todas as outras perguntas que o prompt fizer, você poderá pular clicando enter (são informações que não são pertinentes agora);
      Ao terminar, o composer gerará um arquivo chamado composer.json, na pasta raiz do seu projeto; neste arquivo, estará definido as informações que respondemos ao prompt, estará assim:
      {
          "name": "digitalware/ensinarcomposer",
          "authors": [
              {
                  "name": "Ramon",
                  "email": "ramonsaldanhaa@gmail.com"
              }
          ],
          "require": {}
      }
      Você pode criar esse arquivo manualmente, colocando exatamente o código acima. ele estando na pasta raiz com o nome composer.json você será habilitado para instalar o composer;
      Para instalar, volte ao prompt e escreva
      composer install
      Lembrando: isso só funcionará, se o arquivo .json estiver na pasta raiz do projeto; Pronto, instalado o composer, você receberá a seguinte mensagem:
      agora se você acessar a pasta raiz, perceberá que foram baixados os arquivos necessários pra rodar o composer, note que um autoload já foi gerado (ele será usado pra carregar as funções externas que você irá importar), tudo isso será explicado nos próximos tutoriais.
Próximos tutoriais composer:
  • Importar pacotes externos, dar update em todos pacotes e usar composer como apache;

14 de outubro de 2016 por Ramon Saldanha